terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Facilidade e Qualidade da Informação em Sáude na Web



Por: Thaís de Morais, Luiza Bonach e Flávia Meireles

A internet hoje com a inclusão digital tornou seu acesso facilitado para a população em geral, diariamente são publicados diversos conteúdos, os mecanismos de busca facilitam ainda mais a pesquisa na Web, assim é cada vez mais fácil e rápido saber sobre algum assunto com auxilio de um computador conectado a internet. No que se refere a acesso à informação essa facilidade é excelente, na área da saúde é um  bom instrumento de divulgação, para conceitos de doenças, prevenção, tratamento, assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde, entre outros. 
Apesar desse aspecto positivo de levar informação a diversas pessoas, não exclui a realidade de publicações que são incluídas todos os dias com falsos conteúdos, textos e documentos que são repassados sem credibilidade alguma. E na área da saúde essas informações erradas apresentam vários riscos, principalmente para leigos que não sabem identificar aspectos de credibilidade e qualidade nos sites. 
Com a grande preocupação gerada pelas consequências dessas informações, a Health Information Technology Institute (HITI), elaborou um documento oficial, chamado "Criteria for assesing the quality of health information on the internet" (Critério para acesso da informação em saúde na internet com qualidade), contendo uma lista de critérios e indicadores para avaliação de sites com conteúdo sobre saúde. Dentre os critérios inclui-se: credibilidade, conteúdo, apresentação formal do site, links, design, interatividade e anúncios. O maior desafio é que leigos tenham conhecimento sobre esses critérios e passem a questionar mais sobre os conteúdos disponibilizados e aprendam a filtrar textos e documentos.
Algumas bases de dados por serem fontes confiáveis de conteúdo são muito utilizadas em pesquisas acadêmicas da área da saúde, e abrangem os critérios citados no texto. Ao fazer uma busca qualificada com o descritor “Health Communication”(Comunicação em Saúde) na base de dados PubMed, são encontrados 80419 artigos, alguns se classificam dentro desse descritor e outros não, assim para que a busca seja mais específica existe a opção de colocar outros descritores, acrescentando AND e o descritor, ou escolher dentre os filtros algumas opções como idioma, ano e tipo de publicação. Como o idioma prevalente do site é o inglês ao pesquisar o mesmo descritor em outras línguas como o português e o espanhol ocorre uma redução de artigos encontrados.
A pesquisa qualificada é um instrumento que para ficar ao alcance de todos ainda pode levar um tempo, mas seria o ideal a população ter acesso a esse conteúdo com credibilidade e qualidade, não ficar restrito apenas ao grupo acadêmico. É responsabilidade também dos profissionais auxiliarem nessa divulgação de conteúdos científicos e confiáveis.

Referências: LEITE, Ilza. Critérios de Qualidade para a Avaliação da Informação em Saúde na Word Wide Web. Brasília, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário