terça-feira, 15 de outubro de 2013

Análise da aplicação dos critérios de qualidade da informação estabelecidos pelo Health Information Technology Institute no blog Anemia Falciforme1

Dábyla Fabriny Alkimin, Jéssica Lopes, Jéssica Lorrayne Mares da Silva e
Mariana Ferreira Marques Costa2



1. Considerações iniciais

O intuito deste trabalho é identificar se o blog “Anemia Falciforme”, localizado no sítio: http://anemiafalciforme.blogspot.com.br/, segue as recomendações e critérios da qualidade da informação estabelecidos pelo Health Information Technology Institute - HITI. Para esta análise utilizou-se o método de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um checklist. Os critérios avaliados foram: credibilidade, conteúdo, apresentação do site, links, design, interatividade, anúncios e alertas (LEITE, 2007). 

2. Resultados da análise

O Sítio tem autoria explicitada, porém pouco detalhada, sendo escrito por uma pessoa chamada Andrea, que se identifica apenas como uma portadora de S-beta talassemia (uma das variações da Doença Falciforme), não especificando sua formação ou vinculação com alguma instituição. 
Quanto ao objetivo e perfil do site a autora expõe claramente a finalidade das publicações, que é “ajudar os demais portadores e doentes falciformes a entender melhor sua condição”, sendo este blog então um mecanismo de comunicação virtual entre portadores da doença. No primeiro post do blog titulado como “Editorial”, a autora faz uma descrição dos objetivos da página que “não é só apresentar a AF (Anemia Falciforme) usando termos médicos e leigos, mas divulgar apresentando casos de pacientes, experiências de vida dos portadores, casos de preconceito, de exclusão, de dor, mas acima 
de tudo, de vitória e de luta”. Outro aspecto que ganha destaque na apresentação do site é 
um alerta que as informações do blog não foram escritas por um profissional médico e não substituem o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da Doença Falciforme. A autora faz indicação para os leitores consultarem sempre o médico hematologista e não praticarem a auto-medicação. 
A página está ativa desde janeiro de 2007 sendo que a última publicação foi feita em 2010, o que sinaliza uma considerável desatualização das informações. Até esta análise o blog recebeu 4076 visualizações.
O conteúdo apresentado fundamenta-se em sua maior parte em relatos de experiências pessoais e em interpretações subjetivas que a autora faz a respeito de evidências ;y4científicas que lê, que são colocadas inclusive na sua seleção de links de sites no lado direito da página, o que traz certa precisão da informação por unir aspectos das representações da doença sob os pontos de vista científico e popular/portador da doença. Contudo, pode-se inferir que o blog não discuti integralmente todos os assuntos envolvidos com o tema, pois os elementos contidos na página caracterizam muito mais a opinião e representações sociais da autora sobre o fenômeno da Doença Falciforme do que as evidências propriamente ditas das ciências biológicas e sociais sobre o assunto. Esta maneira de publicação mista, agregando postagens no formato de diário e informe, é aceitável, considerando que o blog é originalmente um espaço onde o autor se expressa de alguma maneira, entretanto não garante total qualidade da informação.
Quanto aos aspectos do Design, os textos das diferentes postagens são apresentados em campos separados na ordem cronológica do mais recente para o mais antigo, podendo ser visualizados de forma seqüencial, usando a barra de rolagem, ou acessando o campo “Arquivo do Blog”, logo, o site não apresenta um mecanismo de busca interno ágil, não tendo um campo para pesquisa de assuntos. A navegabilidade existe, porém é um pouco limitada, pois não permite acesso aos conteúdos de maneira rápida através de links, exigindo o uso da barra de rolagem.
A página possui Interatividade tendo funcionalidades que permitem a interação da autora com os leitores por meio dos comentários e ainda o compartilhamento das postagens nas redes sociais e via e-mail. No que diz respeito à acessibilidade o blog apresenta fragilidades neste quesito, pois não usa recursos de tecnologia assistiva. O Sítio não apresenta alerta de anúncios. 
De uma maneira geral os resultados demonstram que o blog está parcialmente adequado às recomendações estabelecidas pelo HITI. 


__________________

1 Texto elaborado na disciplina Tecnologias e Comunicação em Saúde, Faculdade de Saúde, Universidade de Brasília – UnB.

2 Estudantes de Graduação do curso de Saúde Coletiva, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília – UnB.



Referência

LEITE, I. Qualidade da Informação em Saúde na WEB. Brasília: CID/NESP/UnB, 2007.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário