terça-feira, 15 de outubro de 2013

COMO GARANTIR A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE NA WEB?
Aline  Carvalho
Laire Camargo
Samara Leopoldino
Talita Lourenço

O avanço das tecnologias de comunicação tem propiciado uma facilidade tanto ao acesso quanto a oferta de informação. Qualquer indivíduo com internet disponível pode divulgar informações na Web, incluindo trabalhos acadêmicos e informações sobre saúde, trazendo um prejuízo na qualidade das informações que são divulgadas.
Ampliando a discussão sobre a qualidade da informação em saúde, indo além dos blogs de saúde e trabalhos acadêmicos, podemos considerar, no âmbito da saúde pública, que a qualidade de informação em saúde está diretamente relacionada a uma coleta de dados adequada e de um registro de informação preciso.
Os profissionais de saúde devem, portanto, buscar minimizar os erros no momento da coleta e registro dos dados, conscientizando-se de que são responsáveis pela informação que será produzida. Nesse sentido, aqueles que estão na linda de frente, que são responsáveis pela coleta, devem ser capacitados para avaliar a relevância dos dados e a sua qualidade. Posterior à coleta e a análise dos dados, deve-se trabalhar e transformar os dados em informação.
Para garantir a qualidade de informação na Web, deve-se desenvolver instrumentos de avaliação das informações com critérios bem definidos, onde o leitor poderá discernir com mais facilidade a confiabilidade dos dados ali disponíveis, incluindo os indivíduos leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário