terça-feira, 15 de outubro de 2013

O uso dos Sistemas de Informação na Gestão da Informação em Saúde

PorLaryssa Prates, Leonardo Passeri, Luiz Pereira, Natalia Fernandes
Primeiramente devemos ter a ideia sobre o que é gestão da informação e qual a função de um gestor.
Em suma, a gestão da informação é entendida como a gestão eficaz de todos os recursos de informação relevantes para a organização, tanto de recursos gerados internamente como os produzidos externamente e fazendo apelo, sempre que necessário, à tecnologia de informação, ou seja, são as técnicas e conhecimentos usados na coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações.
O gestor da informação é responsável por coletar, selecionar, processar, armazenar, distribuir e avaliar o uso das informações. Isso se dá tanto em nível individual como em empresas (públicas ou privadas). Ele é capacitado para lidar com a produção de todo tipo de informação, na sua análise e disseminação, para atingir o maior número de pessoas de forma satisfatória. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações e organiza as informações em telecentros e organizações não governamentais    


Ao partimos para o contexto da saúde, é possível observar o quão importante são os sistemas de informação no apoio a gestão da informação em saúde. Sendo essencial para o processo de planejamento em saúde principalmente ao que diz respeito a tríade (informação-decisão-ação), ou seja, se não houver uma gestão adequada e eficaz, da informação utilizada nesse processo, a decisão tomada frente a uma problemática assim como as ações para solucioná-la, não obterá os resultados esperados.
Os sistemas de informação em saúde (SIS), de forma geral no contexto brasileiro, têm por objetivos:
  • Avaliar e apoiar o planejamento, a tomada de decisão e as ações em todos os níveis do arcabouço organizacional do SUS;
  • Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do setor saúde;
  • Subsidiar a avaliação das relações de eficiência e efetividade das políticas, das estratégias e das ações de saúde;
  • Apoiar o desenvolvimento e capacitação de recursos humanos da saúde;
  • Subsidiar o processo de comunicação dos órgãos do setor saúde.
Ou seja, a informação em saúde é essencial no auxilio da definição de prioridades e organização do sistema de saúde, e os SIS surgem como um dos principais instrumentos no processo de gestão dessa informação, afim de possibilitar o fornecimento de uma informação relevante, com qualidade suficiente, precisa, transmitida para o local certo, no tempo correto, com um custo apropriado e facilidades de acesso por parte de quem precise.
Sendo assim, podemos dar como exemplo dois sistemas de informação em saúde, que são bastante utilizados na gestão da informação em saúde. Um presente na atenção básica, o SIAB, (Sistema de Informação da Atenção Básica) e outro na alta complexidade, o SIH/SUS (Sistema de Informação Hospitalar).

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
Braga, A. (2000). A gestão da informação. Millenium, 19
Reis, Carlos (1993)- Planeamento Estratégico de Sistemas de informação. Lisboa 1993 ia ed. ed.Presença.
Zorrinho, C. (1995)-Gestão da Informação. Condição para Vencer. Iapmei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário