terça-feira, 15 de outubro de 2013

Padrões de Qualidade da Informação em Saúde.

Por Anderson Coutinho, Andressa Oliveira, Angel Chamiço e  Clayton Cardoso.

Frequentemente nos deparamos com problemas corriqueiros de saúde, que por mais simples que sejam não sabemos como proceder. Mesmo que a conduta correta seja a de procurar auxílio médico, a facilidade e comodidade de buscar conhecimento sobre o problema por meio da internet faz-nos correr certos riscos. Mas onde procurar informação médica de qualidade? Nós do ComSaúde separamos 3 exemplos de sites confiáveis e vamos explicar o que um site precisa ter para ser considerado confiável em matéria de informações sobre saúde.
Segundo Ilza Leite Lopes (2007) existem 7 critérios básicos a serem avaliados: a credibilidade; o conteúdo; a apresentação do site; os links; o design; a interatividade; e os anúncios.
O site Abc da Saúde (www.abcdasaude.com.br), por exemplo, tem uma apresentação muito boa, e de início é possível observar uma caixa de busca e um índice alfabético, links de acesso rápido para os principais grupos de interesse como câncer, coração e comportamento, que dão boa acessibilidade ao conteúdo. Não foram encontrados erros de ortografia, tornando o site mais confiável. As referências da informação, nome do autor, sua formação e registro no conselho de classe, a data do artigo, ou seja, o máximo de informações com relação à fonte do que está sendo publicado é talvez o mais importante, e também consta e todos os artigos do site. No que diz respeito à credibilidade dos sites, devemos estar atentos aos processos de revisão editorial e da atualização dos artigos, que deve estar bem claro ao leitor que nenhuma informação por mais correta e completa que seja substitui a avaliação de um profissional de saúde. A capacidade de interação do site com os seus usuários também é importante, devendo ter espaço para comentários sobre os artigos, enquetes e fóruns de discussão. Por fim um bom site deve deixar claro o que é o seu conteúdo e o que é simplesmente propaganda, para que o internauta não seja inadvertidamente direcionado para outros endereços. No site do Abc da saúde os anúncios não são difíceis de se identificar.
É importante também verificar se o site possui certificação de alguma entidade verificadora da informação como, por exemplo, a Health on net (https://www.healthonnet.org/) que emitiu certificado garantindo ao site Abc da Saúde como cumpridor de suas diretrizes de acreditação da informação (HONcode).
Outro site que atende aos critérios de qualidade da informação é o http://www.unimed.coop.br, da prestadora de planos de saúde privados Unimed.
Quanto à credibilidade, o site da Unimed possui matérias de temas variados, separados em categorias como alimentação e prevenção por exemplo. Em cada matéria consta a data de publicação, a fonte e o responsável pela publicação. Matérias são publicadas diariamente e são úteis aos frequentadores do site, sendo elencadas por data de publicação, e os avisos são constantes na parte superior da página, atendendo aos critérios de conteúdo. Além disso, existem links de temas semelhantes que possam interessar ao leitor, links das fontes e ainda links de retorno de fácil visualização, respeitando assim os critérios de links, elencados por Ilza Leite. Quanto ao critério de apresentação do site, ele é simples, sem muita poluição visual. O site abusa de cores diversas para cada menu e link. Na página inicial, existe um aviso, a área de login, a área de matérias sobre saúde e a área de publicações de profissionais de saúde. Quanto ao design, o site possui áreas diferentes para diferentes interesses do usuário que o acessa, menus simples, de fácil acessibilidade e navegabilidade. Além disso, existe um mecanismo de busca interno do próprio site. O site analisado não possui anúncios que não sejam da Unimed. Este também é certificado pela HONcode.
Um terceiro exemplo é o site Bradesco Saúde (http://www.bradescosaude.com.br), que possui uma boa aparência chamando a atenção de quem o acessa. Respeita aos critérios de fonte, é contextualizado e atualizado. Para facilitar a busca, possui um mecanismo de busca interna, melhorando a navegabilidade do site e facilitando a pesquisa. O perfil do site é bem colorido, com muitas gravuras e é bem dinâmico, não possui muitas matérias e propagandas. Quanto ao conteúdo, possui avisos institucionais, como é o exemplo do aviso do “Meu Doutor” e o site não tem erros ortográficos. O site possui a aprovação da Acessibilidade Brasil (http://www.acessobrasil.org.br).


Referência:
LOPES, Ilza Leite. Critérios de qualidade para avaliação da informação em saúde na world wide web. Universidade de Brasília. Brasília, 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário