terça-feira, 15 de outubro de 2013

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NO SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE  
Mariana Olivia  Narmada Garcia 
Rayanne Ferreira 

Com o objetivo de determinar a Credibilidade de sites e meios de informações, foram estabelecidos por uma equipe de trabalho cinco indicadoresinformação médica correta, que é considerada o elemento primordial de credibilidade e qualidade, a apresentação da página e a atualidade das informações. Esses critérios implicam diretamente na visualização do nome e da instituição assim como a confiabilidade que essa transmite ao público. Considerando o conteúdo do site, alguns critérios essenciais, foram destacados como: a necessidade da manutenção constante, a precisão das informações, quadro de avisos que destacam os objetivos, além da veracidade das fontes, baseadas em sites credenciados no meio da ciência e a linguagem acessível para a população.  
Quando analisamos o critério Apresentação do site podemos perceber o que o mesmo engloba um objetivo maior, que impossibilita a delimitação única de um temao que não minimiza a eficácia do site que mostra claramente o intuito de ajudar o cidadão no acesso a saúde 
No que se diz respeito aos Links ou Hipoerligações o site também se apresenta de forma viável e produtiva, e possível fazer conexões diretas que vão desde outros setores do governo ate o compartilhamento em redes sociais.  
Analisando o Design, nos bombardeamos com uma grande quantidade de informações que podem a principio dificultar a procura por algo específico, porem para ajudar e solucionar essa questão o site conta ainda na sua página inicial com um mapa, que a partir da identificação do perfil do internauta, tenta filtrar as informações e os prováveis motivos de busca, agilizando a busca assim como tornando-a mais agradável. 
Os critérios de qualidade com relação ao Designer do site do MS, envolvem também a navegabilidade do sítio, uma vez que o sistema em alguns links fica fora do ar. No que se diz respeito a busca interna e a acessibilidade, o site não apresenta problemas para o usuário, já que a busca interna é encontrada no canto superior direito da página. Não foram encontrados fórum de discussão no site, somente um link "fale conosco" que é uma forma de entrar em contato com servidor, uma vez que o mesmo nem sempre tem acesso. A página apresenta anúncios do próprio site, sobre campanhas de algumas doenças como o vídeo disponível sobre câncer de mama. A interatividade é encontrada facilmente, já que a página é repleta de serviços para que o usuário não se sinta perdido quando entra em contato com a página, ou seja existe a explicitação dos algoritmos, pois o usuário precisa  saber qual função o sistema faz. 

Referência Bibliográfica 

  • LOPES, Ilza Leite; Critérios de Qualidade para a Avaliação da Informação em Saúde na Word Wide Web. 2 Ed, Brasília. Departamento da Ciência da Informaçãoe documentação da Universidade de Brasília, 2007. p.20-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário