Redes
Sociais no Ministério da Saúde
Por: Grayce Loren, Sarah Pâmela, Stelamares Menezes.
As
redes sociais atuam no diálogo e na aproximação do governo federal
com sociedade. As informações divulgadas são ações de saúde
pública que auxiliam na melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Todas as redes sociais do Ministério da Saúde são acessíveis à
população e tem uma linguagem de fácil compreensão sem deixar de
ser institucional. Além
de tornar a informação mais acessível, às redes sociais são mais
atrativas estão em evidência
e são caracterizadas
pela sua horizontalidade e sua descentralização. Em sua maioria,
apresentam e divulgam programas, ações e serviços de saúde. E em
todos encontramos divulgações para incentivar a doação de sangue
e órgão, esclarecimentos sobre o câncer de mama, aleitamento
materno, “Mais Médicos” entre outras informações.
No Portal da Saúde é
possível encontrar informações sobre esses programas e também
sobre a legislação (encontramos o Decreto 7.508 que contêm a
informação sobre a organização do SUS, seu planejamento e a
assistência à saúde). Encontramos também informações sobre o
Cartão Nacional de Saúde, que possibilita assimilar os
procedimentos executados no SUS ao paciente; a Secretaria Especial de
Saúde Indígena (seu objetivo é proteger, promover e recuperar a
saúde destes povos); e a Vigilância em Saúde que representa a
situação de uma determinada doença em um determinado tempo.
O
Ministério da Saúde conta com oito redes sociais, segundo o próprio
site (www.portaldasaude.saude.gov.br), o Facebook e o Twitter são
páginas para o relacionamento direto com os usuários, há
divulgação de campanhas (como doe órgãos, doe sangue, Outubro
Rosa), agenda (#AgendaMS), programas, como por exemplo, a farmácia
Popular e as ações do Ministério da Saúde (Academia da Saúde).
O Youtube auxilia na divulgação de vídeos institucionais; o
Soundcloud é um perfil para compartilhamento de áudios de notícias,
entrevistas e discursos; o Ask consiste em um site de perguntas e
respostas que visam esclarecer dúvidas dos usuários e suas
respostas são postadas na própria página possibilitando que outros
usuários visualizem as respostas; o Flickr mostra galerias de fotos,
campanhas e eventos do Ministério da Saúde. O blog da saúde canal
é utilizado para o diálogo com a população, é atualizado
diariamente, onde os comentários dos leitores são vistos como forma
de qualificar o SUS. E o Slideshare perfil oficial de
compartilhamento de documentos e informações do Ministério da
Saúde. O intuito do Ministério da Saúde é a promoção da saúde,
prevenção de doenças e a adesão da população às mobilizações
de campanhas.
Em nossa opinião, os textos
que encontramos estavam com linguagem clara e de fácil entendimento,
sendo possível a leitura a todos os públicos. Entretanto alguns
encontram – se desatualizados como o Ask e o Soundcloud e o
Youtube. As informações encontradas no Twitter do Ministério da
Saúde são retwitadas no perfil do ministro. O Facebok é a rede
mais interativa dentre as demais. Outro ponto negativo é má
divulgação dessas redes sociais.
Referências
Bibliográficas
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: < http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/area/348/redes-sociais.html.> Acesso em: 13 outubro 2013.
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: <https://www.facebook.com/minsaude >. Acesso em: 13 outubro 2013.
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: < https://twitter.com/minsaude >. Acesso em: 13 outubro 2013.
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: < http://www.youtube.com/user/MinSaudeBR?blend=8&ob=5 >. Acesso em: 13 outubro 2013.
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: < https://soundcloud.com/minsaude >. Acesso em: 13 outubro 2013.
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: < http://ask.fm/minsaudebr >. Acesso em: 13 outubro 2013.
- Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Disponível em: < http://www.flickr.com/photos/ministeriodasaude/ >. Acesso em: 13 outubro 2013.
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