terça-feira, 15 de outubro de 2013

Redes Sociais no Ministério da Saúde
Por: Grayce Loren, Sarah Pâmela, Stelamares Menezes.
As redes sociais atuam no diálogo e na aproximação do governo federal com sociedade. As informações divulgadas são ações de saúde pública que auxiliam na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Todas as redes sociais do Ministério da Saúde são acessíveis à população e tem uma linguagem de fácil compreensão sem deixar de ser institucional. Além de tornar a informação mais acessível, às redes sociais são mais atrativas estão em evidência e são caracterizadas pela sua horizontalidade e sua descentralização. Em sua maioria, apresentam e divulgam programas, ações e serviços de saúde. E em todos encontramos divulgações para incentivar a doação de sangue e órgão, esclarecimentos sobre o câncer de mama, aleitamento materno, “Mais Médicos” entre outras informações.
No Portal da Saúde é possível encontrar informações sobre esses programas e também sobre a legislação (encontramos o Decreto 7.508 que contêm a informação sobre a organização do SUS, seu planejamento e a assistência à saúde). Encontramos também informações sobre o Cartão Nacional de Saúde, que possibilita assimilar os procedimentos executados no SUS ao paciente; a Secretaria Especial de Saúde Indígena (seu objetivo é proteger, promover e recuperar a saúde destes povos); e a Vigilância em Saúde que representa a situação de uma determinada doença em um determinado tempo.
O Ministério da Saúde conta com oito redes sociais, segundo o próprio site (www.portaldasaude.saude.gov.br), o Facebook e o Twitter são páginas para o relacionamento direto com os usuários, há divulgação de campanhas (como doe órgãos, doe sangue, Outubro Rosa), agenda (#AgendaMS), programas, como por exemplo, a farmácia Popular e as ações do Ministério da Saúde (Academia da Saúde). O Youtube auxilia na divulgação de vídeos institucionais; o Soundcloud é um perfil para compartilhamento de áudios de notícias, entrevistas e discursos; o Ask consiste em um site de perguntas e respostas que visam esclarecer dúvidas dos usuários e suas respostas são postadas na própria página possibilitando que outros usuários visualizem as respostas; o Flickr mostra galerias de fotos, campanhas e eventos do Ministério da Saúde. O blog da saúde canal é utilizado para o diálogo com a população, é atualizado diariamente, onde os comentários dos leitores são vistos como forma de qualificar o SUS. E o Slideshare perfil oficial de compartilhamento de documentos e informações do Ministério da Saúde. O intuito do Ministério da Saúde é a promoção da saúde, prevenção de doenças e a adesão da população às mobilizações de campanhas.
Em nossa opinião, os textos que encontramos estavam com linguagem clara e de fácil entendimento, sendo possível a leitura a todos os públicos. Entretanto alguns encontram – se desatualizados como o Ask e o Soundcloud e o Youtube. As informações encontradas no Twitter do Ministério da Saúde são retwitadas no perfil do ministro. O Facebok é a rede mais interativa dentre as demais. Outro ponto negativo é má divulgação dessas redes sociais.
Referências Bibliográficas

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